Lice

O que é inteligência para vocês?

Alguns citam a teoria das múltiplas inteligências, outros logo pensam nos testes de QI... Eu estou querendo falar sobre isso por causa de duas amizades que conheci na escola, no ano passado. Duas pessoas que tenho a total certeza de que são extremamente inteligentes.
O garoto já é reconhecido pelos professores como um caso de superdotação. É ótimo em jogos de raciocínios lógicos (é uma pena que ele fique se gabando tanto por causa disso) e é invencível no xadrez kkkk Enquanto a minha amiga, ela também se dá muito bem com raciocínios rápidos e é praticamente uma calculadora humana. Porém, ainda assim é possível perceber que ele consegue ser mais avançado que ela nessa parte. E sinceramente, o cara ou adquire uma personalidade de robô com a gente ou fica se achando por ser tão reconhecido assim na escola. Mas o nosso professor de física também percebeu que a minha amiga tem um tremendo potencial, embora não seja sempre demonstrado do jeito clássico. Ela é criativa ao extremo! Seja com piadas, liderando algo, fazendo alguma "buginganga"... Ela mesma se considera uma pessoa desligada por estar sempre distraída em seus pensamentos, mas sempre sai de lá coisas incríveis. As sua redações e poesias são sensacionais, por sinal. Ela tem talento para escrever. Os seus textos são impecáveis, e suas histórias ou poemas que escreve fazem qualquer um se emocionar um pouco. E durante as aulas de exatas, enquanto vejo o garoto fazendo grandes equações mentalmente, percebo a minha amiga criando novas fórmulas para alcançar o mesmo resultado e descobrindo sozinha vários macetes da matemática. É normal o professor de física estar falando sobre alguma curiosidade relacionada à área e ela simplesmente o interrompe no meio disso porque quer saber se a fórmula que inventou na hora pode descrever o que ele está dizendo. Tudo bem que estou falando de um cara que não gosto nenhum pouco de sua personalidade e de uma amiga que admiro tanto... Não quero que a questão deste post seja definir quem é o mais inteligente, e sim o que é inteligência, pois estou percebendo ela se manifestar de tantas formas...

3 Respostas

Lukas

Inteligência é saber aproveitar a vida, oportunidades, ter empatia, ajudar aos outros... Tem mais a ver com atitudes que conceitos ou dotes psíquicos.

Estes amigos podem ser dotados de muita coisa, mas precisam ter essência. Todos tem alguma inteligência, não se pode comparar ou mensurar.

manuela

''inteligência
Significado de Inteligência
substantivo feminino
Faculdade de conhecer, de compreender; intelecto: a inteligência distingue o homem do animal.
Conhecimento profundo em; destreza, habilidade: ter inteligência para os negócios; cumprir com inteligência uma missão.
Habilidade para entender e solucionar adversidades ou problemas, adaptando-se a circunstâncias novas.
Função psíquica que contribuí para uma pessoa consiga entender o mundo, as coisas e situações, a essência dos fatos.
Boa convivência; união de sentimentos: viver em perfeita inteligência com alguém.
Relações secretas; ajuste, conluio: ter inteligência com o inimigo.
Etimologia (origem da palavra inteligência). Do latim intelligentia.ae, "entendimento".

Sinônimos de Inteligência
Inteligência é sinônimo de: lucidez, perceptibilidade, ajuste, conluio, intelecto, destreza, habilidade, união

Antônimos de Inteligência
Inteligência é o contrário de: desinteligência

Definição de Inteligência
Classe gramatical: substantivo feminino
Separação silábica: in-te-li-gên-ci-a
Plural: inteligências''
Fonte: https://www.dicio.com.br/inteligencia/

Responder