Voltar
Mar:75341

Vergonha dos meus dentes

Em 2016 eu tinha 11 anos e entrei em um quadro depressivo muito foda, eu lembro de não ter vontade nenhuma de viver, não ia pra escola por várias semanas, ficava a noite toda acordada e à tarde toda eu passava chorando escondida no quarto, não comia direito, não fazia nem minhas higienes básicas como tomar banho e escovar os dentes, e às vezes eu até me cortava. Não me lembro ao certo qual foi o gatilho disso tudo, talvez tenha sido o nascimento da minha irmã mais nova que é pcd, eu meio que me culpava por ela ter nascido assim, talvez eu não tivesse me adaptado direito. Minha mãe sabia mas acho que nunca passou pela cabeça dela que eu tava querendo morrer.

Depois de uns meses quando eu finalmente fui pra aula minha professora me disse que eu ia reprovar e ela ia chamar o conselho tutelar pra mim e minha mãe seria presa. Nisso eu me obriguei a ir pra aula todos os dias, mas eu fiquei nessa de não me cuidar direito até 2019, quando melhorei um pouco.

Como eu ainda não mantinha minha saúde bucal em dia. Fiquei com várias cáries, hoje em dia tenho 18 anos e ainda não estou 100% porque não faço tratamento psicológico, às vezes me dá umas recaídas, mas sigo firme. Porém uma coisa que me incomoda muito é isso, meus dentes tem muitas cáries.

Eu já tirei 3 dentes que quebraram por causa de cárie que acabou virando canal. O primeiro foi pelo sus, mas fui muito judiada... Quando eu extrai o meu primeiro dente, eu tinha 13 anos e a médica fez todo o procedimento quase sem anestesia dizendo que era pra mim lembrar da dor que eu ia ter que passar de novo caso não cuidasse direito dos dentes, que eu era muito nova pra ter os dentes naquele estado horrível. Depois disso fiquei com trauma de sus e minha mãe teve que pagar pra tirar mais 2.

Mas agora nós não temos dinheiro pra me tratar no particular e eu tenho vergonha de chegar lá no sus com o estado que meus dentes estão, eu tenho só 18 anos e parece que passei uns 30 anos sem lavar a boca. Eu vejo as pessoas da minha idade com os dentes super bonitinhos, eles abrindo o bocão sem medo porque não tem nenhuma cárie, com aparelho pra deixar retinho... eu só sinto inveja. Eu acho que sem ser os meus dois dentes de siso que nasceram em 2020, todo o resto é cheio de cárie. Tenho vergonha de ser tratada de forma ruim de novo por causa disso. Só queria desabafar sobre isso mesmo.






1 Respostas
  • Olha, sei que não é fácil, se tratando do físico e da aparência, isso de fato pode causar alguma insegurança. Mas leve em consideração que tudo tem seu devido tempo, principalmente em relação a estrutura financeira.

    Se isso serve de consolo, tenho uma irmã que passa por um problema parecido, só que não é nos dentes, é no rosto. Ela tem esse problema desde adolescente, hoje já está chegando nos 30. Ela está ganhando bem, logo terá a casa dela e a família dela, e aprendi que pode demorar, mas se você perseverar até o fim, a recompensa será gigantesca. ( É claro que vai depender dos seus esforços )

    "Ah, mas falar isso não vai me dar dinheiro". Bom, ficar se queixando também não dá, certo? Pense positivo, treine e desenvolva outras partes do seu corpo ( O cérebro e o físico, por exemplo ). Eu tenho um dente bem torto, está quase na frente dos outros ( Pode ser corrigido com aparelho ), mas aprendi que tudo nesse mundo é vaidade. Refleti bastante que é necessário um equilíbrio em nós mesmos, pois há a possibilidade de loucura ou um surto por causa disso... Tudo tem seu devido tempo, levante-se, caminhe, estude, treine... Valerá a pena. Viva sua vida com sabedoria, até porque cáries podem ser removidas com o tempo.

    ❤️ Jesus ilumine seu caminho.

  • Dica: Para mencionar um usuário neste post utilize @NomeUsuario ou @:USU_ID
    Faça login ou crie uma conta para comentar
PUBLICIDADE