Voltar

Por que me sinto assim, sendo que não deveria?

Desde que eu me entendo por gente sempre fui uma aluna exemplar, nunca tirando notas ruins ou me metendo em confusão. Posso exemplificar com o famoso ''aluno exemplar''. Meu Ensino Fundamental I foi basicamente isso.
Quando eu entrei no 6° Ano, eu ainda estava confiante que eu conseguiria manter minhas notas e seguiria assim. Mas eu não conseguir me acostumar com o sistema daquele colégio, e as pessoas de lá viviam me rebaixando para burra, incompetente ou inútil. Então minhas notas caíram, virei motivo de chacota na minha sala e não consegui me recuperar ate o fim do ano.
Em 2020 fui para outra escola, e eu não estava nem um pouco confiante de conseguir minhas notas de volta, mas eu queria tentar. Mas veio a pandemia. As aulas online. E sinceramente elas não fizeram nenhuma diferença na minha vida, só foi extremamente cansativo. Passei o 7° e 8° ano nas aulas online, e só no fim do 8° ano que voltou ser presencial.
Meu 9° ano foi presencial, e eu consegui recuperar minhas notas que eu tinha antes. Voltei a ser a ''aluna exemplar'', e entendi que para eu ser isso não depende de uma pessoa ou mais, mas de mim. O problema é que toda vez que me perguntavam quanto eu tirei no teste, na prova ou na média e eu respondia, só conseguia ver olhares de inveja, como se eu não merecessem ter ganhado essa nota. Eu não sei explicar direito. As pessoas só ficam perto de mim para pedir ajuda em alguma atividade ou algo assim. Mas se eles sabem que consigo tirar uma nota boa , porque quando eu falo que eu tirei x ou mostro alguma prova , parecem que eles ficam com raiva?
Toda vez que alguém me diz que eu sou inteligente, eu não só aceito isso mas eu tento negar, dizendo: Não, que isso. Nem é pra tanto. E parece que quando eu aceito isso dizendo: Sim eu sou inteligente, elas parecem que ainda ficam com raiva de mim. Eu não gosto de ficar dizendo a nota que eu tirei, porque meio que sei o que as pessoas vão achar. Eu sei que tirar nota boa vai fazer bem para meu futuro, mas ás vezes me sinto culpada por conseguir fazer isso.
Eu sei que isso é um problema interno, meu, e que eu preciso resolver, mas não tenho ideia como.
6 Respostas
  • Olha, eu sou nova, de pouca vivencia, me permita dar o meu palpite. È mais facil arrastar os meus pequenos dedo pelo teclado doque realmente colocar em pratica, mais saiba. Se você tirou uma boa nota no teste, prova ou media, isso é mérito seu, eu sei que machuca você ver as pessoas com raiva, inveja ou até mesmo um sentimento mais complexo como o rancor ao lhe ver feliz. Minha jovem, talvez eu esteja falando coisas eradas mas tente refletir: A inveja é um sentimento que rebaixa a pessoa só a colocando no chão, não coloque correntes em suas assas voe mais alto deixando as para trás. Talvez você não tenha amigos e não sei lhe dizer se seus pais lhe apoiam como tais, mas saiba eu sou apenas um estranho mas eu sinto orgulho de você e fico feliz de saber que você alcançou tal proeza. Você terá um lindo futuro.
    (Perdoe me se me espreçar mal)

  • Muito obrigada pelo comentário!

  • @YsllaVoyage:76127 Não se sinta mal pelo que os medíocres pensam de você.
    Sabe eu já passei muito por isso, pois a escola sempre é um ambiente que tenta nos afogar.

    Mas não se deixe intimidar pelos demais. O Senhor lhe deu o dom da inteligência então a use com sabedoria e sem medo.

    Deixai que a multidão siga seu caminho, mas enquanto eles olham para o chão, você deve erguer a cabeça e olhar o mais profundo céu e ver as estrelas.

    Lembre-se a flor nunca será grama. Mas não é a flor muito mais bela que a grama comum? Deixe-se florescer com os dons que tem.

    Não se sinta mal pelo que os outros dizem. Mas fique feliz pelas boas notas e ser a "aluna exemplar" e não permita que ninguém tire do seu interior quem você é.

    Apreenda que na escola não temos amigos, mas apenas colegas de classe que passam. Hoje te olham com raiva, mas logo onde estarão os olhares? Não estão! Pois tudo passa!

    Foque em construir em seu coração um lugar onde ninguém possa te atingir.

    Não pense que o que você observa é apenas algo da sua cabeça, pois não é, realmente tentam nos constranger para tentar tirar de nós a autoconfiança, a confiança de sermos nós mesmos.

    Esteja confiante e continue se esforçando e tenha orgulho de suas notas, e não tenha vergonha de dizer se perguntarem a boa nota que teve, pois é mérito seu.

  • Muito obrigada por esse comentário!

  • Olha, eu realmente te entendo no final do ano passado minhas notas cairam tambem, e esse ano consegui recuperar.Mas o q mais doia e doi era e é os comentarios de um professor meu(se quiser saber sobre a historia, olha o desabafo que eu fiz no meu perfil).Mas voltando pra vc, nunca diminua quem vc é pro os outros se sentirem confortavis, assuma q vc é inteligente pq vc se esforça pra isso.E deixem eles ficarem com raiva ou inveja, eles ficarem assim só mostra o quão incrivel vc é!

  • Obrigada pelo comentário. Eu li seu post, e como vc disse passamos praticamente pela mesma coisa. Oq esse professor fez e ta fazendo é totalmente errado, ja que a única obrigação dele é ensinar e não opinar sobre as notas dos seus alunos. Fiquei feliz sabendo que vc aumentou suas notas e ta seguindo com isso. Ta indo no caminho certo. Tenha certeza que independentemente do que ele disser não mudara seu esforço para conseguir aquilo que ja consegui. Força cara! Tu consegue obter os resultados que vc quer e não precisa ficar pensando no que ele disse. Pensa que é so um velho rabugento que gosta de fuder com a vida dos outros. Tu consegue o mundo cara.

  • Dica: Para mencionar um usuário neste post utilize @NomeUsuario ou @:USU_ID
    Faça login ou crie uma conta para comentar
PUBLICIDADE