Voltar

Como lidar com isso?

Olá, eu sou a garota que desabafou aqui ontem a respeito sobre uma apresentação que eu teria de fazer hoje e como eu estava sofrendo com a situação. Comentei também que viria aqui contar sobre como foi a tal apresentação, então cá estou eu, mas na realidade, não há muito o que se comentar. Fomos o segundo grupo a apresentar e deu tudo certo! Tentei apenas me concentrar na minha parte do trabalho e não ligar para as pessoas ao redor, enquanto o meu colega fazia a parte dele também. As outras duas pessoas não fizeram nada, uma chegou a nem vir, e a outra ficou apenas sentada da sua classe observando, mas o que importa é que conseguimos apresentar com sucesso o conteúdo e de uma forma que todo mundo conseguisse entender, ou pelo menos ter alguma anotação no caderno. Mas bom, ocorreu algumas outras coisas nesse dia e, eu queria desabafar sobre isso também.. Nesse caso, é sobre a visão que as pessoas têm sobre mim. Na sala de aula, eu sempre costumo responder as questões que o professor(a) apresenta, faço tudo o que eu deveria ser obrigada a fazer em aula certinho e até aí tudo bem. Eu costumo sempre acertar tudo, mas aí sempre quando eu erro uma mínima coisinha/questão ou simplesmente esqueço de fazer um tema, as pessoas começam a implicar comigo. Seja com caretas, comentários como "Ah a Carol esqueceu de fazer o tema! E eu fiz, sou mais inteligente que ela" e entre várias outras coisas. Isso também pode ser aplicado às notas, se eu errar uma questão ou duas de quatro questões, e alguém acertar três por exemplo, já vira motivo de se gabar para os professores, colegas e até fora do ambiente escolar (O que aconteceu hoje, fui bem mal na prova de geografia, logo uma das únicas matérias que não me dou bem e tirei 20/40 na prova, enquanto outro colega meu tirou 30/40 e ficou se gabando para todo mundo). E eu não gosto disso, cara na minha visão eu só sou mais uma estudante normal, que tá ali para fazer pelo menos o mínimo exigido das professoras, voltar para casa e aí sim estudar de verdade. Eu sou um ser humano, eu erro, esqueço, não sou um robô, com uma memória perfeita ou algo assim, não sou uma wikipédia da vida. Tem momentos que, me dá vontade de pedir uns 5 minutos e fazer uma palestra explicando isso para a turma e mandar eles se danarem, mas isso só pioraria a visão deles sobre mim e eu não quero isso, quero ajudar eles, gostaria até de ajudar a aprender.. Só quero que todos se deem bem no final com as suas respectivas vidas e que parem de ficar implicando comigo, mas a cada dia que passa parece que eu vou ficando com mais um peso nas costas, sinto que a cada dia que passa eles gostam menos de mim por que eu respondo as coisas e sou elogiada pelos professores por conta disso (mesmo não gostando em alguns casos).. como eu posso lidar com isso?
3 Respostas
  • Você acha mesmo qur essa imolicância deles é séria? Pra mim é algo como brincadeira, que eles logo esquecem. Mas você leva isso a sério demais.

  • Primeiramente, parabéns pela apresentação e por ter conseguido superar o medo que sentia antes dela.

    Sobre as pessoas implicarem com você na sala de aula, isso pode acontecer com muitas pessoas e você não está sozinha nisso. É importante lembrar que ninguém é perfeito e que todos cometem erros e esquecem coisas de vez em quando. Além disso, é natural que algumas pessoas sejam mais habilidosas em algumas matérias do que outras, e isso não significa que elas sejam melhores ou piores do que quem não tem a mesma habilidade.

    Uma forma de lidar com a situação é tentar não se preocupar tanto com o que os outros pensam de você. Se você sabe que está fazendo o seu melhor e está se esforçando para aprender, isso é o que importa. Você pode tentar ignorar os comentários e não dar importância para quem tenta diminuir suas conquistas.

    Outra forma é tentar conversar com as pessoas que implicam com você e explicar que isso está te incomodando. Muitas vezes as pessoas podem não perceber o efeito que seus comentários estão causando e podem mudar de atitude se souberem como você se sente. Se você se sentir confortável, pode falar com um professor ou coordenador pedagógico sobre a situação, que pode ajudar a lidar com o problema.

    Não se sinta pressionada a ser perfeita e a atender às expectativas dos outros o tempo todo. Cada um tem seu ritmo e suas habilidades, e isso é normal. Foque em seus objetivos e em aprender cada vez mais, e as outras coisas vão se alinhar com o tempo. abs.

  • Primeiramente respondendo <a href='javascript:;' onclick='document.location.hash="user-carascodesimesmo:75911";'>@Carascodesimesmo:75911 , realmente isso pode ser só coisa da minha cabeça, eu tenho um costume de levar as coisas a sério demais, é um grande defeito meu e eu reconheço isso. Vou tentar seguir o que você disse e tentar levar estes comentários mais na brincadeira na próxima aula. Muito obrigada pela sua mensagem! Me sinto grata.<br />
    <br />
    Agora respondendo <a href='javascript:;' onclick='document.location.hash="user-someone:76221";'>@Someone:76221 , sim, ninguém é perfeito e cada um é natural que vá se sair melhor em tal disciplina e em outras não. Sobre a questão de se preocupar, é uma coisa que tenho que admitir que impacta bastante na minha pessoa, eu me preocupo bastante e é uma coisa que faz um tempo que venho buscando e tentando me importar menos com os pensamentos das outras pessoas e trabalhar mais nesta parte.<br />
    E sobre a parte de tentar conversar com as pessoas que geralmente implicam comigo, eu ainda não havia pensado nisto para ser sincera, vou levar os seus conselhos em consideração também e tentarei conversar com elas em um ambiente mais calmo sobre a situação. Muito obrigada também pela sua atenção e dedicação respondendo ao meu desabafo! Eu agradeço muito.<br />
    <br />
    Um bom descanso para ambos.

  • Dica: Para mencionar um usuário neste post utilize @NomeUsuario ou @:USU_ID
    Faça login ou crie uma conta para comentar
PUBLICIDADE