Voltar
Wasser:76389

Não sei se ler sobre ontologia vai me ajudar

Estou querendo ler filosofia da religião contemporânea, devo ler autores patrísticos e do medievo latino, escolástica e afins?
Estudar ontologia já que na tradição cristã o nome de Deus YHWH é interpretado como sou o que sou e isso levou autores como Tomás de Aquino a identificar o Ser enquanto Ser com Deus, é relevante?
Ou está questão da ontologia é irrelevante para a atual filosofia da religião de autores com Alvin Plantinha e Richard Swinburne etc?
1 Respostas
  • Filosofia da religião contemporânea é um terreno espinhoso cercado de ateísmos. Mas Leia Mircea Eliade: "O Sagrado e o Profano". Caso queira ir para o lado Cristão, não tem muita distinção entre teologia e filosofia entre os patrísticos, vai de Agostinho. Nos medievais, vai de Anselmo e Tomás. Nos modernos, Descartes e Hegel. Depois as coisas começam a complicar com Feuerbach e Nietzsche e depois os ateus contemporâneos. Jamais caia de cabeça nos contemporâneos sem ler os clássicos, antigos e medievais. Pois os contemporâneos leram os clássicos para criticarem.

    Procure as cinco vias da existência de Deus em Tomás, é uma baita filosofia

  • Dica: Para mencionar um usuário neste post utilize @NomeUsuario ou @:USU_ID
    Faça login ou crie uma conta para comentar
PUBLICIDADE