Voltar
Mer:82772 MOD

É louco como jogos, arte no geral, conseguem mexer conosco, né?

Tô aqui jogando Persona 3(não vou dar spoiller) e me conectei muito com a história e com os personagens, ao ponto de estar realmente afetado. Pra quem não sabe, é um jogo de RPG de turno e social sim(simulação social) — a parte de simulação social é onde passamos mais tempo inclusive. Então, pra além da "história principal", conhecemos diversas pessoas, suas personalidades e histórias, e construímos relações com elas. Também somos propostos a diversas reflexões em torno de tudo o que foi dito.

O jogo vai se aproximando do fim, provavelmente amanhã eu acabe-o e já está batendo aquele sentimento melancólico de ter que me despedir de tudo isso, além de ter que lidar com aquela duvida sobre a continuidade dessas vidas e o triste conformismo de que eu não terei as respostas para elas. Sempre passo por isso quando estou pra me despedir de uma obra que tenha me conquistado, não nessa escala, por ser um jogo bem interativo me emergi mais do que o costume, mas enfim, alguém mais tem esse sentimento?

As vezes, penso que me apego mais que o normal.
7 Respostas
  • Eu entendo você!

    Costumo me apegar aos personagens (hoje, cada vez mais próximos de uma pessoa real.. com seus dramas, histórias, opiniões e personalidades).. e muito também com as trilhas sonoras.

    Em setembro de 2023 eu comecei um jogo bem imersivo também! Mas diferente do Persona 3 (que até agora.. eu nunca tinha ouvido falar), a interação nesse jogo é com uma (suposta) pessoa que fala contigo em um rádio!

    Mas além disso, você também interage com gravações, anotações.. e com teus próprios pensamentos.

    Esses jogos assim sempre mexem muito comigo!

    Isso me faz lembrar um pouco do filme "Ela/Her", apesar de o enredo ser mais entre uma pessoa real e uma inteligência artificial. Acho que já deve ter ouvido falar!

  • @Dom:68437 É verdade. Não só pelo avanço da tecnologia, mas o abandono dos clichês na construção da personalidade dos personagens vem ajudando muito nisso, já não vemos tantos personagens, em obras mais focadas na juventude, de personalidade rasa(a riquinha metida, o protagonista "perfeitinho" e etc), eles são mais humanos, também muito pela diminuição da dicotomia irreal de "bem e mal".

    Bom saber que mais gente se sente assim!

    Já assisti esse filme 2x kkkk, muito bom por sinal. Realmente, essas experiências com jogos me lembram um pouco do filme. Mas, como eu disse, me sinto assim com obras no geral, não só jogos, mas desenhos, séries, livros e etc. Acontece que os jogos possibilitam um dedinho meu, uma possibilidade maior de imersão, mas o restante também mexe bastante comigo. Imagino que a "não imersão" também tenha os seus charmes, como o de frustrar o expectador por sua incapacidade de alterar tragédias(objetivamente e subjetivamente falando).

  • Você disse algumas coisas bem interessantes, que fazem mesmo muito sentido.

    Imagino que tenhamos mais ou menos a mesma idade, então vou dizer: acho que crescemos com a experiência dos jogos de aventura, com objetivos e diálogos bem claros e de fácil compreensão (o que e super válido e diverte.. sim!)

    Mas hoje.. é realmente isso: os personagens, narrativas e diálogos são mais complexos e próximos de uma pessoa (nem sempre, dependendo do jogo.. rsrs) com suas virtudes, defeitos, dúvidas e conflitos! Acho que é uma das coisas que ajudam a tornar a produção mais imersiva.

    No fundo, meio que falei o que você disse, mas com outras palavras, haha!

    No Green Hell, por exemplo (é o que eu relatei que tava jogando).. o protagonista é bem-humorado, inteligente e solícito.. ao mesmo tempo que impaciente, irritado, ignorante e estúpido em vários momentos, rsrs!

    Enfim, tenho procurado cada vez mais jogos assim! Se o Persona 3 for da Steam, quem sabe eu jogo, haha!

  • @Dom:68437
    Verdade!

    Com certeza crescemos, e acho que isso independe da idade. Toda obra de proposta reflexiva promove crescimento, seja pela mudança ou solidificação de nossos pensamentos.

    Ah, eu conheço esse Green Hell, sempre tá em promoção na Steam. Esse Persona 3 tem na Steam, eu disse Persona 3 pra simplificar, mas na vdd é o Persona 3 Reload, que é um remake, foi lançado esse ano! Eu acho o preço dos jogos da ATLUS(desenvolvedora) bem salgado, então não comprei e estou jogando pelo Game Pass PC.

  • Ah, entendi! Game Pass tem umas vantagens mesmo! Vale à pena!

    Eu tava pesquisando sobre o Persona 3 Reload! Na Steam tá bem salgado mesmo, mas vou deixar ele no meu radar!

    Legal trocar essa ideia contigo! Mas como são quase 2h, preciso ir, haha!

    Boa semana, Mer ✌🏼

  • @Dom:68437 Pirataria é sempre uma opção também kkkkkkk

    Valeu, boa noite!

  • Eu tô jogando todos os god of war de ps3.


    Tô com:

    God 3
    Ascention
    1 e 2
    Chains of olimpus e ghost of sparta

    E tem outros jogos mas tô.sem tempo então quando posso foco só no jogo que mais gosto que são os god of war. Meu Nick Kratos não é atoa.

  • Dica: Para mencionar um usuário neste post utilize @NomeUsuario ou @:USU_ID
    Faça login ou crie uma conta para comentar
PUBLICIDADE