Voltar
eu:54851

fobia social

Ok, posso ter ficado um tanto encantada por ter achado esse site kkkk
Mas enfim, lá vem outro desabafo.
Minha timidez me incomoda, e eu tenho a percepção que a partir que ela atrapalha a sua vida rotineira, isso se tornar uma fobia(fobia social/ansiedade social), antes de mais nada, eu não só diagnosticada com nenhuma fobia, posso estar usando o meu achismo nesse ponto.
Mas enfim, minha timidez me privou de tantas coisas da minha adolescência até agora, não consigo fazer amigos, tenho uma de longo tempo, mas ela é aquele amigo que não é amigo, sabem? Tirando ela, tenho um webamigo que realmente o consigo um amigo, mas não se da pra viver só tendo uma conversa pela internet, sem ter aquele contato de sair, se divertir e etc. E isso é claro na minha percepção, pq eu me sinto muito solitária e queria ter alguém pra conversar cara a cara e me sentir confortável.
Antes da pandemia, eu não saia de casa direito, só indo pro colégio, curso e igreja, não saia com amigos, na verdade até tentava com a única amiga que eu tenho intimidade, mas ela nunca podia, teve uma vez em que estávamos no curso e eu tinha comentado com ela bem antes se a gente poderia sair juntas, ela disse que iria ver e me falar no curso, ok, estávamos lá e eu perguntei sobre isso, ela simplesmente falou que não iria, até aí tudo bem, pessoas tem suas ocupações, eu entendo, mas eu insisti e perguntei o pq? Ela falou que não queria sair comigo, uma frase curta, mas que me quebrou, ela percebeu mas achou que eu estava brava, não, não estava, só me senti extremamente triste nessa hora…
Desabafo em cima de desabafo kk
Mas enfim, outra coisa dessa minha timidez maldita é o "medo" que eu tenho de homens, é algo interno sabe, sou tímida com garotas mas com garotos triplica, eu sinto vergonha e medo ao msm tempo, não sei o pq disso mas talvez seja o meu cérebro espelhando a figura masculina como a do meu irmão, que me rebaixa e me perturba, acho mais plausível essa opção, já que até minha psicóloga citou isso como um possível motivo. Pq tirando esse trauma com o meu irmão, nunca sofri alguma coisa por causa do um homem, como abuso sexual, etc.
Mas apesar disso, eu consegui empurrar esse medo um pouco, e namorei com garotos, mas no fim tudo acabou por causa desse medo e da timidez. Com os garotos(3 no caso) que eu namorei, eu era quase um robô, nunca consegui me sentir confortável, não era culpa deles, todos foram uns anjos comigo até certo ponto, mas eu não conseguia. E ja pode ser meio óbvio, mas eu n tinha iniciativa pra nada, beijar(nunca passei do beijo padrão que é o sem língua), elogiar, eu travo, uma vez um deles me elogiou, eu fiquei tão em choque que não falei nada. Resumidamente junto com a timidez, eu não sei ser afetuosa pessoalmente.
Enfim, as vezes isso tudo me consome, eu queria falar, gritar, fazer qualquer coisa pra finalmente me sentir mais extrovertida, mas não consigo, sou como uma tartaruga no seu casco, na sua zona de conforto.
2 Respostas
  • Eu,

    vc é jovem, está numa fase de mudanças e essa instabilidade e medos são normais... Acho que vc usa a sua timidez como escudo pra esconder um medo de se abrir pra algumas coisas.

    Pelo que reparei sua timidez vem muito mais de uma criação conservadora, com uma liberdade mais limitada talvez, que propriamente de algum trauma. Se for isso, é até simples, é só se permitir mais, sair dessa bolha de casa-igreja. A religião é pra nos fortalecer espiritualmente, dar força, mas atrapalha qndo a pessoa se fecha nesse meio e só convive com pares (e essa culpa é mais dos seus pais, vc só seguiu uma tendência familiar).

    Se abra pra novas descobertas, amizades de fora, no próprio curso, em breve uma faculdade - as coisas vão se ajeitar, não tenha pressa.

    Fique bem!

  • O site é legal mesmo, né? Principalmente quando estamos cheios de.conflitos e tem pessoas razoáveis interessadas em ler e ajudar.
    Acho que não precisa se cobrar por ser tímida, não ter amigos...Acho que primeiro deveria se da por satisfeita com a sua propria companhia, por não ter amigos e tals...Infelizmente, felizmente a amizade é um processo natural e presentes de Deus, creio kkk, mas vai com calma não formamos amigos na barra, surge uma pessoa do nada e Com o tempo percedemos que são nossos amigos, porém esteja aberta pra conversar...
    Quanto ao lance de conver é se esforçar um pouco, sabe? Não sei mais abrir a boca tbm...
    Quanto aos homens...Tente interagir, no seu estágio, no mercado, jogar conversa fora ou apenas ser educada no comprimento...Não sei como te ajudar muito com "dicas" pra ter ajudar nesse timidez. Talvez a terapia ajudasse ou vc mesmo a cada dia fizesse uma lista com um desafio de falar com estranho, puxar tal assuntos e tals...Mas pequenos desafios.
    No mais não sei o q te dizer. Só digo para ser mais bondosa e atenciosa consigo mesma, seja mais amorosa e não tão exigente e carrasca.

  • Dica: Para mencionar um usuário neste post utilize @NomeUsuario ou @:USU_ID
    Faça login ou crie uma conta para comentar
PUBLICIDADE