Voltar
Eueueeu

Como lidar com uma morte que ainda não aconteceu?

Ok, talvez o título seja mais dramático do que realmente é, mas isso ainda me faz me sentir mal.

Eu amo hamsters, e em minha vida eu já tive 4. O primeiro foi o Didi, bravinho e meio burrinho, que morreu por causa do calor do verão. Depois teve a Cherry, uma doçura, que eu tive que doar pra minha amiga, e pelo que eu saiba teve uma vida longa e boa. Depois teve a Sugar, a bichinha mais doce que eu já conheci, mas infelizmente se foi cedo por causa de falhas genéticas que eventualmente apareceram. E, finalmente, Luna, o hamster que mais durou, meu pequeno milagre, já com dois anos. Mas dois anos já é muito, e ela já tem problemas de respiração, então é muito provável que ela se va logo. Mas... morrer porque você não consegue respirar parece doloroso. Morrer porque você não consegue mais comer é doloroso. Se eu deixar ela morrer naturalmente, a morte dela vai ser dolorosa, e eu não quero ver ela sofrer. Mas eutanásia também não é fácil. É rápido e sem dor, mas é difícil pra mim. Eu não sei o que eu faço. Sofrer rápido ou sofrer devagar? No fim não importa, né? O resultado final sempre vai ser sofrimento. As vezes me pergunto se vale a pena amar esses bichinhos tanto assim.
4 Respostas
  • opa, eu acho q posso te entender. depois que perdi meus primeiros pets eu comecei a entrar nesse dilema. mexia muito comigo, eu cheguei a ter uma crise depressiva por causa disso. mas por pensar muito nisso, eu acabei chegando na conclusão que nos seres humanos estranhamos muito as mortes dos nossos pets, pq naturalmente eles vivem menos que nos, mas não quer dizer que eles foram infelizes, é só o tempo deles. Sei que pensar na forma da morte, tipo como ele vai morrer, é um túnel sem saída, isso vai sugar sua energia cada vez mais, porem também sei que te falar que é melhor tentar não focar nisso não adianta, por que é inevitável . então eu só quero te confortar que poxa ela com certeza tem um vida maravilhosa ao seu lado, pode ter tido altos e baixos como qualquer vida tem, mas tenha certeza que esses animalzinho sempre são gratos por qualquer mínimo que a gente oferece, entende?. enfim espero que você el luna fiquem bem :)

  • Dói muito mesmo,eu ja perdi 2 cachorros e agr tenho minha Mel,ela tem um ano,sei que um dia ela vai dar o ultimo suspiro e isso me doi demais.Fico preocupado com ela tenho medo de ela nao ter uma vida feliz

  • removido pelo autor

  • sabe por que vale a pena cuidar desses bichinhos?
    Pq a gente vê um lado nosso que dificilmente colocamos à mostra. Os pets mostram nossa capacidade de amar, nos ensinam isso, e que bom que você está vendo .

    Aqui em casa temos uma pet e é incrível como vejo meus pais virando criança com ela (eu também viro rs). Isso não é um poder dela, fomos nós que nos permitimos acessar esse lado a partir do estímulo do cuidado e do carinho, do cultivo de uma vida. Quebramos barreiras que nem nós conseguimos quebrar entre nós que convivemos diariamente. E aí vem a parte triste: não é a perda do bichinho que é pesada, é a nossa dificuldade de amar, de sermos naturais. O que a gente faz com esses bichinhos é optar soltar as amarras particulares e permitir-se entregar-se, visualizar a criaturinha com olhos mais fraternos.
    No cuidado, o ser humano transcende. No "soltar as amarras'' e optar pela leveza, transcendemos. É isso que esses bichinhos vem nos ensinar.

    Nesse sentido, lamente mesmo a perda do pet querido e mantenha em você o seguinte aprendizado: Eu posso amar, eu posso ver a vida de um jeito mais leve, eu posso cuidar, eu posso me cuidar, eu posso ter um estado de pensamento e um estado de ser diferente do que eu estou agora, pois a experiencia que tive no cuidado com meus bichinhos me ensinaram assim. Mostraram meu melhor lado, e quero manifestá-lo não pelos outros ou por qualquer outro motivo bobo, mas pq há mais qualidade nesse tipo de estado de espírito, é mais inteligente e mais frutífero, sadio. Consegue sentir o aprendizado possível que podemos ter?

    E sempre, em momentos de dificuldade, lembre-se disso que foi despertado em você pelos seus companheirinhos, lembre-se desse lado seu e do quanto bem-estar ele traz.
    Parabéns pelo carinho com os bichinhos, e espero que você consiga praticar o amor além.

    :)

  • Dica: Para mencionar um usuário neste post utilize @NomeUsuario (sem espaços)
    Faça login ou crie uma conta para comentar
PUBLICIDADE