Voltar
Matheus:63235
Editado em: 16/08/2021 17:06:16

Crise de fé

Ultimamente tenho estado bem desanimado na minha relação com Deus. E desde ontem eu tenho tido umas pequenas crises de fé. Confesso que tô com muito medo de perder minha fé em Deus, porque a descrença começa como uma semente. Não desejo chegar ao deísmo, agnosticismo ou ateísmo, mas quero continuar crendo em Deus. Se você é uma pessoa que não acredita na existência de Deus e, por algum motivo, quer me convencer ao ateísmo, eu humildemente dispenso sua ajuda, porque não quero aumentar as minhas dúvidas. Tenho medo de fazer parte do grupo que Paulo descreve em 1 Timóteo 4:1: "O Espírito afirma claramente que, nos últimos tempos, alguns abandonarão a fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios". Não quero perder a fé, mas quero vencer essas dúvidas. Só quero um ombro amigo para me ajudar nesse momento.
5 Respostas
  • "Não desejo me tornar agnóstico"
    Ninguém se torna agnóstico do nada.
    "mas quero crer em Deus plenamente"
    Crer plenamente é um processo que passa também pelo campo da dúvida. Você está qualificando sua crença. Jesus foi humano e também teve oscilações como esta que você está vivendo. Quando ele questiona por que Deus o abandonou, no momento da crucificação, foi um momento como esse. Ele não perdeu a fé, mas enfrentou um momento muito dele, humano, ali naquela situação.
    Crer também é questionar. Abandonar a fé não é isso que você está vivendo, aliás, a fé em Deus não se limita a uma religião, mas conseguir notá-lo em um contexto macro e micro, ou seja, em tudo.
    Abandonar a fé é esquecer-se de si, é esquecer-se do outro, é desconsiderar tudo o que o Mestre ensinou. Aliás, o que Ele ensinou não se limita a religião senão à expansão de consciência, isso é conversão. Por isso, em vez de temer qualquer represália divina ou o que quer que seja que sua religião delimitou, peça que esse criador ilumine o seu processo de aprendizado. Solicite a Ele que lhe dê a mão nesse processo que vive.
    Assim, perder-se não é o problema, desde que saiba que está sendo guiado por um Deus que não te critica por pensar, Ele te fez assim. O que ele pode levar em consideração é a sua escolha a partir do movimento interior que você vive. Nesse sentido, você pode se tornar agnóstico ou ateu, mas isso não te dá o direito do desrespeito com o próximo e nem de atentar contra o "ama ao outro com a ti mesmo". Esses mandamentos não se encerram em uma religião...eles dizem respeito a uma vida profundamente engrandecedora.
    Jesus não existiu para fundar uma religião, ele existiu para nos fazer ter leveza na vida. Dê as mãos a Ele e não tema o questionamento, ele quer, justamente, é que você pense.
    É um momento de qualificação, e não de perdição.
    "Não quero voltar ao meu velho eu": você já não é o velho eu, e hoje você pode decidir pelo novo você.

  • Eu n acredito em Deus, mas vou tentar te ajudar... N vou tentar te converter para o ateísmo.
    Eu já estive em igreja então vou tentar relembrar um pouco disso...

    O relacionamento entre deus e o servo deixou de existir com a vida de Jesus, certo? E passou a ser um relacionamento de pai e filho. Seria interessante vc pensar onde n está se sentindo acolhido dessa forma... A fé existe sozinha, mas há elementos importantes, além das suas orações, há a vida em comunidade e até mesmo a sua vida.

    Mas é aquilo a fé plena é a certeza daquilo q vc n pode ver e nem provar, então, talvez seu conflito esteja em procurar evidências? N procure, isso pode te confundir mais.

    Eu sentia profunda conexão com a minha fé qndo via propósito nela, como por exemplo evangelizar as pessoas... Vc pode pensar em algo q te aproxime da fé na prática ...

    Eu sei q é pouca coisa, e q talvez seja inútil, mas n se desespere, a fé n precisa ser um sentimento o tempo todo, acho q está mais para uma decisão

  • @1de7Bilhões Vou ler e reler a sua mensagem; ela é bem robusta. Mas agradeço bastante pela resposta consistente, e não vaga. Agradeço mesmo!

  • @ShameMan Se eu não tô me sentindo bem com as dúvidas que tenho, alguém que não crê em Deus quiser me convencer ao ateísmo, prioraria a coisa. Mas se você puder me ajudar a melhorar, esse tipo de ajuda é bem vinda.

  • Vc precisa ter experiências com Deus. São essas experiências que mantém a sua fé firme nos momentos de crise.
    Experiências tornam reais as palavras que estão escritas na bíblia.
    Vc precisa ser batizado com o Espírito Santo, falar em línguas, ouvir Deus falar contigo, etc.
    Vai pro teu quarto ou algum lugar que vc possa estar em paz e sozinho e vai falando com Deus o que tem passado na sua mente, desabafa com Ele e peça que Ele se revele pra vc, que Ele te dê experiências que te provem que Ele é real, que Ele te ama! Fale e peça com toda a sinceridade do seu ser e suas dúvidas passarão! Vc vai ver! Pode ter certeza disso!

  • Dica: Para mencionar um usuário neste post utilize @NomeUsuario ou @:USU_ID
    Faça login ou crie uma conta para comentar
PUBLICIDADE