Voltar

o CVV (centro de valorização à vida) é um desserviço

Eu costumo ver com frequência aqui pessoas recomendando o CVV em posts com ideação suicida. Eu, como profissional de saúde mental, acho uma aberração a existência desse serviço da forma que é. Literalmente qualquer pessoa pode atender no CVV por se um serviço voluntário, não precisa ter formação ou conhecimento nenhum da área e o treinamento que o pessoal recebe é mais do que insuficiente para lidar com uma questão tão delicada como o suicídio. São cerca de DOIS meses de treinamento sendo que até pessoas com cinco anos de faculdade às vezes possuem dificuldade de manejar uma situação de crise, quem dirá de ideação suicida. Na minha humilde opinião, um serviço desses deveria ser ofertado APENAS por profissionais da área de saúde mental. Eu já ouvi alguns relatos ridículos de gente que ligou e o atendente apelou pra religião e outro que a atendente só ficou dizendo frases genéricas. Francamente...
2 Respostas
  • Eu acho melhor ser atendido pelo cvv do que pedir uma opinião de alguém que não sabe lidar com esse tipo de pergunta kkkk só de vc tá desabafando já dá um alívio, mais se vc tiver condições vc vai em um psicólogo. E melhor falar com uma pessoa do que ficar pensando em se suicidar sem falar com ninguém, só ficar guardando pra si mesmo, e eles te ajudam a superar. Tem muita gente que tem vergonha de ser julgada entao por isso existe o cvv.

  • CVV é ideal? Não. Mas é uma das opções para pessoas que não são brancas de classe média. Psicólogos estão caros hoje em dia (eu pago o meu e da minha namorada) e nem todos tem a condição de ir até um, inclusive por conta dos familiares e etc.

    CVV não é bom, mas é o que temos.

  • Dica: Para mencionar um usuário neste post utilize @NomeUsuario ou @:USU_ID
    Faça login ou crie uma conta para comentar
PUBLICIDADE