Voltar

Vivendo há 26 anos numa casa suja

E não vejo mudanças nem tenho esperança de que vai melhorar.
Minha casa vive imunda e bagunçada.
Gente, me respondam: a casa de vcs é arrumada? Como é a casa de vcs?
Me lembro de desde criança perguntar pros meus amiguinhos como era a casa deles. Eu queria entender se minha casa era normal.
Mas é um horror morar aqui, é bagunça pra todo lado, tralhas, lixo.
Nunca tem lugar pra sentar no sofá pq ela vive cheia de roupas em cima.
Nunca dá pra cozinhar pq a pia tá sempre cheia de louça.
O banheiro tá sempre imundo, uma latrina, minha irmã mais nova caga e nem dá descarga.
Minhas irmãs também não jogam o lixo fora pro caminhão de lixo levar, e a lixeira fica cheia de lixo e moscas.
Minha cunhada tem gatos de estimação e ela não troca a areia dos gatos diariamente, então os gatos cagam em qualquer lugar da casa.
Não lembro qual foi a última vez que eu fiz uma refeição em cima da mesa da cozinha.
E quando eu tento limpar, eu tento jogar o máximo de coisas fora, mas minha mãe e meu avô brigam.
Me sinto sem forças pra limpar a casa, a casa é grande e cheia de tralhas. Quando alguma coisa está ruim, não dá mais pra usar, como um móvel velho por exemplo, eles colocam na varanda pra "ver o q fazer com isso depois" pq sabem q não dá mais pra usar mas tb não querem jogar fora, e as coisas ficam ali, por ANOS.
E ai de quem reclamar da sujeira e da bagunça.
As paredes são horríveis, eu queria passar uma tinta nelas, mas nem tem como. Tem q tirar todo lixo primeiro.
Vivo um estresse diário por minha casa ser assim.
Quando vejo vídeos de faxina no YouTube pra me animar a arrumar a minha casa, fico com inveja do depois da faxina, fica tudo limpinho e organizado, dá gosto de ver. E a minha não chega nem perto disso depois de limpar.
Isso me deixa triste e atrapalha minha vida. Não consigo estudar olhando pra esses montes de objetos q existem na casa.
15 Respostas
  • Fiquei muito triste lendo o seu desabafo. Sua situação é muito complicada, infelizmente você só vai conseguir se livrar disso quando você tiver o seu próprio cantinho, pois quem é pró sujeira está em peso e você é minoria. O que você pode fazer é ignorar essa casa (que não é o seu lar, pois você não se sente à vontade nele). Procura distrair a mente com os seus estudos, procura algum lugar pra estudar (será que por onde você mora tem alguma biblioteca, ou sei lá...). Desejo muito sucesso pra você e que um dia você consiga sair dessa situação.

  • Uma casa excessivamente organizada ou desorganizada é o reflexo da psique de quem habita nela.
    Se a mente está equilibrada reflete numa casa organizada, mas excessivamente organizada pode ser o indicador de um transtorno obssessivo compulsivo onde a característica é que a pessoa não consegue lidar com o mínimo de sujeira, desorganização ou tudo tem q estar no lugar sempre.
    Já na desorganização, se não fo por falta de tempo ou cansaço, excessivamente tbm pode ser o indicador de depressão, ansidade, transtorno acumulativo, a pessoa não sabe se desapegar de nada como se aquele objeto de alguma forma possa preencher um vazio ou uma desordem interior. A pessoa acaba desenvolvendo um hábito.
    A sujeira ou a desorganização ela se torna prejuducial quando atrapalha ou interfere na vida do indivíduo.

    Como no seu caso, vc se sente desconfortável, atrapalha sua vida familiar e social, atrapalha na sua rotina, atrapalha a concentração pra estudar.

    Percebe-se q vc ainda tenta fazer algum tipo de organização pra amenizar o problema, mas encontra uma resistência dos outros moradores q estão habituados e não se importam de viverem na desordem.
    Futuramente é bom pensar na possibilidade de ter seu espaço. Mas por agora se vc tiver um quarto, procure deixar de um jeito q vc se sinta bem, se divide com alguém, tuas coisas vc deixa arrumadas.
    É difícil tua situação. Imagino q isso te traz muita frustração pq percebe-se q vc gostaria de mudar as coisas e até tem planos pras mudanças, e daria certo q se todos colaborassem.

  • @258 Infelizmente só vou me livrar disso se eu morar na minha própria casa, mas a situação do Brasil faz com que a maioria dos adultos não consiga ter um salário pra sustentar a própria casa, e por isso continuam morando com os pais.
    Às vezes eu tento ignorar, finjo que todo esse lixo não existe, mas é impossível ignorar o cheiro de cocô de gato e mofo.
    Eu tento estudar fora, mas vivo solitária na faculdade, sinto muito sono por acordar muito cedo pra ir pro estágio e quando chego em casa mais de 22h da noite, só pego as coisas que estão em cima da minha cama e jogo em qualquer lugar pra dormir.
    Eu achei q só vou desafiar minha mãe a jogar todas as coisas fora depois que meu avô morrer.

  • @Anônimo Nem eu gosto de comer na minha casa, que dirá outrem.
    A cozinha de baixo da casa é um desastre, tem ratos e baratas.

  • @Anonimo Se eu tivesse dinheiro já teria vazado daqui há muito tempo

  • Eu sinto alegria de imaginar minha casa organizada e limpa, mas eu não posso fazer o que eu quero. Minha mãe fala "Não é pra jogar minhas coisas fora, sua antipática. Quando vc tiver a sua casa, vc joga fora".
    Mas sinto desespero só de perceber que provavelmente nunca vou ter dinheiro pra ter minha própria casa.

  • Ja eu sofro do inverso minha familia tem toc de limpeza ja eu nao

  • Entendo que todos os extremos são ruins, mas se minha casa fosse menos imunda eu estaria menos triste

  • @Anonimo Faculdade é garantia de nada

  • E o que sua tia fez pra ficar rica?

  • Você tem um quarto só seu ou você divide?

  • @258 Divido com minha irmã de 24

  • @goingdarker
    Eu nunca levo amigos na minha casa, primeiro pq não quero passar vergonha, segundo pq não são obrigados a serem mal recebidos numa casa tão suja. Se eu não quero ficar na minha casa imunda, pq a visita iria querer?

  • E se eu te dizer que já chamamos caçamba algumas vezes, jogamos muita coisa fora, e mesmo assim continuou bagunçado, vc acredita????
    E que algumas coisas que eu coloquei na caçamba, meu avô e minha mãe pegaram de volta????

  • Torço para que você conquiste o quanto antes um emprego pra você, que não pare de sonhar e não se deixe arrastar por esse mau hábito de sua casa. Atente-se: somos permeáveis ao ambiente que nos rodeia - a bagunça pode revelar outros problemas que a originam. Pq você afirma isso "Mas sinto desespero só de perceber que provavelmente nunca vou ter dinheiro pra ter minha própria casa." ?
    Não. Bata no peito! Você merece ter uma condição para ter sua própria casa, ou até mesmo alugar um canto. Você pode conseguir sim!
    Penso que, por enquanto, não permita que a bagunça se instale em seu quarto ou no seu lugar de estudo: que seja, pelo menos ali, um lugar mais limpo pq não dá pra estudar na bagunça. Além disso, esqueça esse argumento "Eu achei q só vou desafiar minha mãe a jogar todas as coisas fora depois que meu avô morrer." pq isso aí é uma peleja dela, e, se quer uma ideia, seu movimento de vida vai lhe ser um estímulo. Contudo, pode ser que mesmo que seu avô se vá, a coisa continue como é. O que você não pode é se deixar levar. Continua tua faculdade com o fogo da esperança de que sua condição vai mudar! Se você não tiver esse fogo, esse brio, essa inconformidade, vai correr o risco de ficar estática na situação e só reclamando, por isso que eu digo: você vai conseguir sair daí e vai mostrar pra todo mundo que dá pra ser diferente!
    Visualiza seu cantinho! ELe vai chegar!

  • Dica: Para mencionar um usuário neste post utilize @NomeUsuario ou @:USU_ID
    Faça login ou crie uma conta para comentar
PUBLICIDADE