Voltar
Sincero pra k7:73746
Editado em: 20/12/2022 19:49:45

Elitismo nas Universidades Públicas

Os cursos superiores mais cobiçados são elitizados (Medicina, Direito, Engenharias, Odontologia, etc). Casos de discriminação em relação a alunos pobres e cotistas são comuns.

Eu tenho essa percepção após estudar em Universidade Federal.

Gostaria de saber, mesmo que discretamente, se algum de vocês já sofreu ou sofre discriminação no ambiente educacional de Ensino Superior ( Faculdades, Institutos Federais, Colégios Técnicos) ?
3 Respostas
  • Jura? Eu imaginei que fosse justamente o contrário. Digo, imaginei que o ambiente democratizado e pluralizado das Universidades Públicas proporcionasse a essas pessoas alguma consciência social. Eu nunca presenciei nenhum ato de discriminação, embora a própria "atmosfera" que circunda essas pessoas mais elitizadas faça com que elas somente se relacionem com pessoas da mesma classe social e, consequentemente, se tornem mais afastadas dos demais.

  • Pode crer, é elitizado sim. Não é coisa da sua cabeça. Uma tia formada em odonto numa federal há muitos anos atrás teve esses problemas, porque ela só andava simples e muitas vezes repetia roupas. Eu tinha uma professora da área de letras, terrível ela, o ego lá nas alturas. Muitos estudantes reclamam dos cursos integrais com horários e exigências fora da realidade deles, pois precisam trabalhar, não são ricos para se darem ao luxo de só se dedicarem à faculdade.

  • Na minha época, no curso de Ciências Contábeis, que tá ali entre o elitizado e o meia boca, não tinha disso não, mas não entrei como cotista, não existia isso no vestibular

  • Dica: Para mencionar um usuário neste post utilize @NomeUsuario ou @:USU_ID
    Faça login ou crie uma conta para comentar
PUBLICIDADE